Música e Empreendedorismo

Mercado Musical. Por onde começar? 


Semanalmente eu recebo mensagens em meu e-mail pessoal, e nas minhas redes sociais, de pessoas perguntando sobre como ingressar no mercado musical, interessadas em se tornarem profissionais da música. Tenho planos de nos próximos posts dar dicas sobre áreas mais específicas, mas por enquanto deixo aqui um apanhado generalizado de  5 dicas que servirão para diversas áreas da música, como também da nossa vida, meu desejo é que ao ler esse post você se sinta mais seguro para seguir em busca dos seus sonhos.

Dica de número 1 - Disciplina nos estudos

- A capacitação nos dias de hoje é de fácil acesso, então sem desculpas, mantenha o foco, administre seu tempo e assegure-se de que você está se tornando um especialista na área de sua escolha.

Dica de número 2 - Networking (Rede de contatos)

- Apesar da capacitação ser essencial, na música raramente existem testes para ingressar em uma banda e etc... por tanto é indispensável que você rompa a barreira da timidez, do individualismo, e se abra para relacionamentos duradouros com diversos tipos de pessoas, de diversos gostos musicais que atuam em diversos seguimentos musicais, quanto maior for a sua rede de contatos maiores serão as oportunidades de negócio.

Dica de número 3 - Notoriedade

- O mundo está cada dia mais globalizado, são muitas as janelas, e portas abertas, disponíveis para que você mostre ao mundo suas qualidades, seu talento, seu diferencial, acredite no seu potencial, existe alguém do outro lado da tela do computador(Tv, Celular e etc.) que precisa sentir as emoções que a sua musicalidade oferece. Ignore as comparações, as criticas e o fato de existirem outros em níveis mais avançados que o seu, lembre-se: Música é alma, e uma alma igual a sua não existe.

Dica de número 4 - Rapport

O termo vem do francês rapporter, cujo significado remete à sincronização que permite estabelecer uma relação harmônica com alguém. Trazendo pro nosso universo musical, a musica possui muitos caminhos, estilos, seguimentos diversos, e você precisa estar em harmonia com o seguimento no qual deseja trabalhar, no seguimento popular por exemplo, a imagem é muito importante, seu cabelo, suas roupas, sua atitude no palco, tudo isso influencia na hora de ser contratado, então fique atento e alinhado com o seguimento que você deseja trabalhar. Atualize-se constantemente.

Dica de número 5 - Persistência  

- O sim não vem fácil, algumas portas se abrem com dificuldades, mas não existe aprendizado, não há prazer a longo prazo naquilo que se ganha de forma fácil. Cada não, cada obstaculo é uma nova oportunidade para se reinventar, podemos alcançar e conquistar tudo e qualquer coisa que quisermos, desde que nos movamos em direção ao alvo, com resiliência, paciência, e fé. Não desista, crie suas oportunidade, assuma o controle do seu futuro tomando as decisões corretas no seu presente. 

Marcos Rodrigues - Cantor e Compositor
contatomarcosrodrigues@gmail.com


Domingo 22 de Abril de 2018

2 comentários: